Das coisas que mais gosto de fazer é Ler!
Ler enche-me, preenche-me, ensina-me, faz-me descobrir novos sentimentos e emoções, faz com que olhe à minha volta com uma perspectiva diferente, faz-me sonhar, mas, essencialmente, faz-me crescer.
Faço parte de um grupo de leitores e ontem participei na minha 1ª sessão, gostei muito e achei muito interessante que um grupo de pessoas que não se conhecem entre si, que têm profissões distintas, que são de gerações diferentes e com estilos de vida opostos consigam através dos livros reunirem-se e partilhar ideias e gostos. Foi-nos dada uma lista com os livros que vamos "debater" durante o ano. Começámos pelo escritor francês Daniel Pennac, com a obra "Como um Romance". Este livro é acima de tudo um manual de leitura, que pode ser lido por todas as pessoas mas que é especialmente dirigido aos pedagogos e educadores (professores e pais). Daniel Pennac é professor de francês e desmistifica a imagem do livro como um "papão", um "ladrão" de tempo e paciência e como a leitura não tem de ser encarada como uma obrigação. Este autor ataca com alguma veemência os programas escolares e oferece-nos a sabedoria da sua vasta experiência como pedagogo e como conseguiu incutir o gosto pela leitura nos seus alunos, simplesmente genial.
Neste livro o autor promulga os direitos do leitor que passo a citar:
1º - O direito de não ler
2º - O direito de saltar páginas
3º - O direito de não acabar um livro
4º - O direito de reler
5º - O direito de ler não importa o quê
6º - O direito de Amar os "Heróis" dos Romances
7º - O direito de ler não importa onde
8º - O direito de saltar de livro em livro
9º- O direito de ler em voz alta
10º - O direito de não falar do que se leu
Como não poderia deixar de o fazer, felicito o coordenador do grupo de leitores, Gaspar Matos, pela sua generosidade em partilhar o seu vasto conhecimento em literatura e, pela sua autenticidade porque mesmo sendo trabalho, não pude deixar de notar, que é acima de tudo um prazer. Obrigado Gaspar.
Não se esqueçam " O prazer de ler não se perdeu, está é escondido!", encontrem-no e divirtam-se!
Até breve!
2 comentários:
LEARNING AND NOT LEARNING TO READ
What do we learn when we learn to read? Most people have a very good idea of what the word
'read' means. They know that if asked, "Can you read French?", what is being asked is, "Can you
understand written French? Do you know what it means?." Reading is, in everyday English,
understanding of written language.
Unfortunately, academics have made the word 'reading' very ambiguous and very nearly
incomprehensible.
Tenho um post com o mesmo nome!
http://bilhetedeida.blogspot.com/2008/04/ler.html
E já agora obrigado por ter ouvido o programa e, sobretudo, por ter gostado! :)
Enviar um comentário