06/02/2008

Ai esta ( in) justiça !

Quando nos referimos no nosso país à justiça é sempre para frisar a própria injustiça que a justiça acarreta. Frases feitas tais como " justiça é só para quem tem dinheiro", " aquele fulano tem amigos muito poderosos", mas pessoal vamos lá ver se nos entendemos, quem tem dinheiro não está acima da lei, custa-me acreditar que todos os nossos Juízes se vendam por qualquer soma de dinheiro ou , até mesmo, por uma casita , por umas quantas acções em qualquer empresa. Mas o problema não é esse dizem-me algumas pessoas, o problema é que muitos casos nem chegam a processos por falta de provas, ou melhor dizendo as provas existem são é destruídas e como tal os bandidos ficam à solta.
Agora deu-se mais um escândalo, o sr. Alípio Ribeiro, director da polícia judiciária afirmou numa entrevista que secalhar houve uma certa precipitação a dar o estatuto de arguidos aos pais da menina que desapareceu no Algarve no dia 3 de Maio do ano passado. Que consequências poderão advir desta infeliz afirmação? A meu ver algumas e preocupantes:
1º - Desacredita as autoridades judiciais (inspectores) da instituição que representa, (consta que o ambiente na Judiciária está de cortar á faca);
2º - Desacredita a capacidade dos magistrados do Ministério Público que já ergueram a voz em defesa própria;
3º - Passou a imagem de que as autoridades judiciais do nosso País não têm capacidades para enveredar em investigações deste calibre;
4º - Passa uma imagem de má organização na Justiça Portuguesa;
5º - os Mcann agradecem;

Nõa creio que seja difícil prever que esta infeliz declaração "afundou" a hipótese remota de concluir a investigação de forma serena e verdadeira. Este ilustre senhor Alípio Ribeiro deveria ser banido do cargo que ocupa, mas o senhor Ministro da Justiça, Alberto Costa já fez saber que não tem razões para demitir o director da polícia judiciária. Este caso criou uma inimizade política e judicial entre portugueses e britânicos, mas esquecem-se que o mais importante é perceber o que realmente aconteceu com a menina. Eu quero acreditar que um dia tudo se vai saber.
Até breve!

Sem comentários: