25/01/2008

Terror e terrorismos

" O 4º número da Comunicação & Cultura dedica o tema de fundo ao fenómeno do terrorismo internacional. Os vários textos analisam a evolução do fenómeno numa sociedade capitalista e como o terrorismo global ocupou " um lugar importante no sistema de poder planetário: o do inimigo. " A revista patrocinada pela Universidade Católica e pelo Centro de Estudos de Comunicação e Cultura tem artigos de Susan Santog, Carlos Gaspar, José Augusto Mourão e Isabel Capeloa Gil."
In Revista Sábado, edição nº 195, suplemento 1ª
escolha só o melhor, pág. 4


Uma sugestão para levar em conta pois, Portugal está em pânico, assolado de medo devido à ameaça terrorista. Até agora a única bomba foi mesmo a notícia. Pessoal, em verdade vos anuncio que não acredito que o nosso país seja uma potencial escolha pra perpetar um atentado terrorista. A razão apontada tem a ver com os nossos soldados no Afeganistão, parece-me pouco, apesar de estes senhores agirem por convicções religiosas sustentados em fanatismo, assim mesmo, não creio de todo que, a razão apontada seja motivo para uns tipos de turbante ou não rebentarem umas bombas com eles mesmo incluídos ou não, num qualquer espaço no nosso pequeno e pobre país. Um outro facto que me faz pensar e até rir é que hoje em dia qualquer pessoa está proibida de se esquecer de qualquer tipo de volume dentro de um transporte público, num átrio de acesso a estes mesmos ou até mesmo num banco de jardim. Imediatamente é instalado o caos e são chamados os agentes especializados de Minas e Armadilhas equipados com os aparelhos próprios para detonarem o tal volume. Ora se alguém se apercebe que perdeu algo e se dirige ao gabinete de perdidos e achados a pessoa do outro lado do guichet diz : "preencha este formulário mas digo-lhe que possivelmente o que procura já foi detonado," por favor, descam à terra, não vamos também agora ficar paranóicos com tudo, creio que o país enfrenta graves problemas e são com esses que temos de nos preocupar.
Até breve. Maria Fonseca

1 comentário:

Gaspar Matos disse...

Bem esgalhado!

Faz lembrar a situação nos país dos cowboys, desde o 11/09: os moços nunca estão sossegados. Ora é alerta vermelho, que baixa para laranja, sobe para vermelho, desce para amarelo, sobe para laranja...
Mais vale ser daltónico! ;-)

Um abraço!