17/04/2008

" Cala a minha boca com a tua"

Pedro Paixão, excelente escritor,em todas as suas obras demonstra uma grande afinidade com as palavras, transporta magia da ficção para a vida real de quem lê os seus livros. O último livro que li dele chama-se " Cala a minha boca com a tua" e é simplesmente bestial. Aqui deixo um pequeno excerto para vos alimentar a curiosidade:

"Toda a gente sabe que a arte é uma forma de magia. O que ninguém sabe é o que é a magia. Torna presente o que está ausente, sem que se saiba como. Acontecem coisas sem que se compreenda por que acontecem e, precisamente, o que menos interessa é saber ou compreender. Fascina e arrepia. Eu andei a brincar com coisas que não devia. Percebi tarde que as consequências do que fazia fugiam por completo ao meu controlo, que a partir de certa altura, bem cedo, não era eu que jogava, era eu eu o jogado."

Espero que se divirtam e sonhem a ler. Até breve!

08/04/2008

Mano

Desde sempre que gosto de ti. Do teu rosto, do teu longo cabelo louro, dos teus olhos, do teu sorriso e do som das tuas gargalhadas. Claro que não me era indiferente (nem é) o teu talento nato para o desenho - a tua sobrinha J. sai a ti - era maravilhoso ver como as tuas mãos transformavam um traço sem sentido, num rosto, num animal, numa paisagem, era mágico; Eu ficava encantada e deslumbrada! Não é por acaso que a tua profissão está totalmente ligada ao desenho.

Quando entrei na adolescência fui percebendo que o ambiente familiar estava diferente. Tu eras o assunto principal de todas as conversas, conversas feitas em surdina. Já não brincavas tanto comigo, já não te rias tanto, já praticamente não desenhavas e passavas cada vez menos tempo em casa. Um dia soube o motivo da mudança do teu comportamento e da permanente falta do teu brilho que te era tão característico. A droga. A puta da droga. Nesse tempo era completamente tabu falar desses assuntos e como deves calcular a única coisa que eu sabia do tema é que era proibido e muito perigoso para a saúde. Foi tão difícil. Todos sofremos. Mas nunca tivemos vergonha de ti, quando as pessoas comentavam o momento que passavas na vida, nós simplesmente ignorávamos. Essas pessoas não eram importantes para nós, a única coisa que importava eras tu. Sofremos porque não sabíamos como te ajudar, porque o nosso amor e carinho não eram suficientes para derrotarmos a maldita. Foram anos complicados. Mas por ironia do destino ou numa chance divina foste "empurrado" para uma situação que te fez pensar que estavas a desperdiçar o melhor da vida e com uma força de vencer o que te estava a matar, alcançaste a meta, acabaste com o que te tinha consumido o que de melhor tinhas. Foi maravilhoso! Considerei-te um herói, um exemplo de vida e ainda me orgulhei mais de ser tua irmã. Vinte e poucos anos se passaram e nunca caíste na tentação que de certeza tiveste mas, jamais contaste.

Presentemente, por outros motivos, volta a preocupação. Mas agora ainda é mais grave, porque não conheço as razões que te levaram a tomar atitudes tão drásticas. Confesso que para mim foi um choque. Não estava à espera que quebrasses, mas como é óbvio, tu és um ser humano como qualquer outro e também tens as tuas fragilidades. Tu és um homem maravilhoso porque não escondes os teus defeitos e transpiras as tuas qualidades. Os teus irmãos precisam que tu nos deixes ajudar-te. Esconder problemas não é solução. Olha para mim, também nem sempre falei dos meus problemas e isso não me ajudou em nada, bem pelo contrário. Sou sangue do teu sangue e podes contar comigo para o que quiseres. Eu amo-te como és! Desculpa se nunca to disse antes. Mano, todos nós temos recordações boas e más, mas tudo passa. Não tenhas medo de arranjar outras.

Beijinhos